domingo, 15 de setembro de 2019

JUSTIÇA E O SISTEMA PUNITIVO NO BRASIL




         Conforme Michel Foucault, a partir do Século XVIII começa a ganhar volume a posição de resistência contra as formas de punição ancoradas nos suplícios físicos.  O soberano observando que o povo a cada dia refletia acerca das punições físicas, realizadas em praça pública, que na verdade, representava a crueldade, a tirania e a sede de vingança deste, por meio de seu carrasco, o qual executava as ordens dele, decide, então, criar outros meios para punir aqueles que eram contra a sua autoridade. Foucault ainda afirma que diante de tanto sangue, o povo só sabia fazer justiça com sangue. Observe que os dias contemporâneos não são tão diferentes desta última realidade, uma vez que os cidadãos brasileiros continuam a fazer justiça, em pleno Século XXI, com as próprias mãos, pois muitos não acreditam no sistema punitivo brasileiro. Diante de tais preceitos, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como a mudança no sistema punitivo brasileiro, que, infelizmente, é seletiva aliado a um sistema carcerário defasado, uma vez que não consegue mudar a conduta do preso, pois este vive em condições subumanas
         Em primeira análise, cabe pontuar o complexo de punição do Brasil que, lamentavelmente, é seletiva. Luis Roberto Barroso - Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) certa vez, criticou o Sistema Brasileiro de Punição. Disse que considera "desarrumado e dividido por classes sociais". Para ele o direito penal só é bem explorado por quem tem dinheiro para pagar bons advogados.  "Fato real é que somos punitivos seletivamente". Dessa forma, observa-se que a justiça não pode ser por estratificação de classes, ou seja, feita por determinados valores sociais. Ela deve ser igualitária. Diante desse contexto, percebe-se que um dos caminhos para diminuir a punição seletiva no Brasil é por meio de uma justiça sem distinção de riqueza, de prestígio ou de educação. 
          Além disso, é preciso que o sistema carcerário deixe de ser cenário de insalubridade e de superlotação de celas, fatores que auxiliam na proliferação de epidemias e ao contágio de doenças, dentre elas o HIV, uma vez que estima-se que cerca de 20% dos presos brasileiros sejam portadores da doença. Não pode haver ressocialização diante de um quadro tão grotesco como este. A punição deve estar aliada à educação. Nelson Mandela -  líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana - \disse que "A educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo”. Os governantes brasileiros precisam entender que não é colocando mais armas nas mãos dos cidadãos civis que se vai resolver o problema da violência.  Na verdade, haverá mais violência e, consequentemente, mais pessoas presas.  O G1-  portal de notícias brasileiro mantido pelo Grupo Globo -  disse que no primeiro semestre de 2016 -  266 mil novos presos deram entrada no Sistema Carcerário Brasileiro, enquanto 197 mil saíram . Isso significa que, nesse período, a cada 100 novos presos, apenas, 73 conseguiram a liberdade. O caso é, realmente, lamentável. Diante disso, vê-se que o cenário o qual se encontra o Sistema Carcerário Brasileiro, só será amenizado, se haver punição em consonância com a educação. 
           Medidas são necessárias, portanto, para atenuar a problemática. É imprescindível que os brasileiros lutem por um sistema punitivo menos seletivo e mais justo. Isso pode ser realizado por projetos do Ministério da Educação que integrem os estudantes e as famílias, expondo em feiras e palestras escolares os princípios de uma justiça justa, sem punições seletivas, desprovendo-se de cor, raça, religião, sexo e educação inflexível. Somando a isso, é essencial que o Governo Federal - apoiado por ONG'S - amplie a divulgação das leis nacionais que assegurem o direito do preso de ter uma cela digna - longe de doenças causadas por insalubridade - e de cumprir a sua pena sem precisar conviver na  sua alcova com muitos presos, além de receber uma educação digna, para assim, quando sair poder se ressocializar. Dessa forma, o Brasil poder-se-á adequar de forma proveitosa aos princípios de uma sociedade justa e condizente a todos.


Professor Edwilson Bezerra -
Graduado e especialista
 em língua portuguesa 
e literatura






55 comentários:

  1. Aqui está mais uma postagem do professor e amigo - Edwilson Bezerra. Curta e deixe o seu comentário. Sempre, que aparecer um tempinho, estarei postando textos interessantes e polêmicos - como este. Mas, também,contos e outros gêneros.
    Sem mais,
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo,magnífico e excelente texto professor!!

      Excluir
    2. Eu sou Johnson Kings Finley de Southport Liverpool, Inglaterra, estou dando um testemunho sobre o Dr. White, o grande Herbalista, ele tem a cura para todos os tipos de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 8 anos, apesar de eu ter passado por isso sites diferentes, vi testemunhos diferentes sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas; fiquei tipo: "Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Pensei nisso, então entrei em contato com o Dr. White por e-mail (drwhitethehivhealer@gmail.com), não acreditei muito nele, só queria lhe dar um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e Também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento. ele preparou (CURE) e me enviou através de um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fui fazer o check-up duas semanas depois de terminar o medicamento, fiz o teste de HIV negativo, se você é HIV positivo, Hepatite, Herpes, não perca mais tempo. Entre em contato com ele por: drwhitethehivhealer@gmail.com ou +2349091844595
      GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO DAR TESTEMUNHO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO VOCÊ O CONTACIONAR.
      Você pode me adicionar no facebook: Johnson Kings Finley
      Ou envie um email para: johnsonkingsfinley@gmail.com

      Excluir
    3. Meu nome é Subham Kumar Khalid, de Nawada na Índia. Depois de ter sido curado pelo Dr. White, assumi a responsabilidade de informar as pessoas que acreditam que vírus e outras doenças crônicas não têm cura. Depois de ler o testemunho de uma certa Carolina, decidi experimentá-lo, mas hoje sou testemunha de despedida e, pelo resto da minha vida, serei grato a esse curador poderoso e poderoso. Depois de ler sobre ele em um blog com seu email claramente indicado como: DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM e watsapp:
      +2349091844595, eu me perguntava por que o governo em todos os níveis não se uniria para expandir e promover essa cura, mesmo quando é da Nigéria e de uma nação negra. Assim como você, eu tinha minhas dúvidas e reservas, mas então decidi tomar meu destino em minhas mãos, mesmo quando os médicos disseram que era impossível entrar em contato com ele, eis que minha longa tristeza se transformou em alegria depois de apenas alguns dias tomando suas ervas. Se realmente você quer se livrar de sua doença, eu sinceramente recomendo alcançá-lo. obrigado

      Excluir
    4. Eu estava quebrado, rejeitado e quase perdi todas as esperanças devido aos meus 13 anos de infecção pelo HIV. Então li sobre o médico WHITE em um blog e escrevi para ele no Whatsapp Via: +2349091844595 e Email: drwhitethehivhealer@gmail.com, depois de ouvir minha história ele me enviou remédios de ervas que me curaram do HIV / AIDS. Meu médico ainda está intrigado com os resultados das investigações laboratoriais porque eu testei negativo 4 vezes depois de usar os medicamentos. Perdi toda a vergonha porque agora estou livre e meu marido me aceitou de volta. Testifico que você será curado de hepatite, câncer, herpes ou diabetes e outros se usar os remédios dele. Não seja uma vítima, mas seja vitorioso.

      Excluir
  2. A filosofia diz que todos tem o direito de viver, cabe a isso uma vida mais justa e confortável,o sistema punitivo no Brasil deve melhorar muito !

    ResponderExcluir
  3. Magnífico!! A realidade do Sistema Punitivo Brasileiro, precisa ser explorada, já que as condições são precárias e muitos inocentes são condenados por conta dos policiais corruptos que recebem propinas daqueles que são culpados, sistema muito ineficaz. Verdade essa, que precisa ser mudada!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto!parabéns, ao professor que com suas palavras conseguiu destacar a educação como essencial, importante e indispensável. É destacado que " A educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo" deduz-se por meio disso que a justiça deve ser igualitária diante de valores, contextos e inúmeros fatores sem distinção de nada nem de ninguém para que a justiça seja proveitosa aos fundamentos de uma sociedade justa e condizente a todos.

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto e um ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, está de parabéns professor!

    ResponderExcluir
  8. Percebe-se que a educação é o princípio para mudança.
    Excelente texto! Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  9. como diz Nelson Mandela "a educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo"punições com sangue não leva a nada.Belo texto professor edwilson!

    ResponderExcluir
  10. Admirável! Que sorte ter um professor assim, que faz ótimos trabalhos.

    ResponderExcluir
  11. Um ótimo exemplo de redação para seus alunos do oitavo ano da Escola Educando. Percebe-Se que, a partir desta muitos irão fazer excelentes redações.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto,pois fala sobre a educação a mais indispensável solução para mudar o mundo como fala Nelson Mandela que diz que " a educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo".É impossível não mencionar o trato horrível em que os presos são submetidos,porque todos devem ser tratados e julgados igualmente diante de valores.
    Ótimo texto professor edwilson você tá de parabéns....

    ResponderExcluir
  13. Excepcional, Observe que os dias contemporâneos não são tão diferentes desta última realidade, uma vez que os cidadãos brasileiros continuam a fazer justiça, em pleno Século XXI, com as próprias mãos, pois muitos não acreditam no sistema punitivo brasileiro, ou seja, um mundo que as pessoas querem tirar a sua própria justiça, pois elas sabem que essa está um horror, onde inocentes pagam no lugar dos bandidos.

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto! Parabéns,ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Redação maravilhosa professor. É notável que o sistema punitivo e carcerário brasileiro deve ser alterado! Ótimas propostas de intervenção

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto!Parabéns Professor!
    Percebe-se que a educação é indispensável,essencial e importante.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Redação Excelente. Parabéns Professor Edwilson

    ResponderExcluir
  19. Parabéns !um ótimo trabalho Edwilson.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns! Professor Edwilson, acho que ninguém esperava menos.

    ResponderExcluir
  22. já que é tão querido por seus alunos porque não tenta ajudá-los, e talvez ganhar dinheiro extra fazendo aulas no youtube.

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto!Parabéns Professor!
    Percebe-se que a educação é indispensável,essencial e importante.

    ResponderExcluir
  24. Excelente texto!Parabéns Professor!
    Percebe-se que a educação é indispensável,essencial e importante.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo texto. Ele aborda um tema complexo, que foi bem elaborado pelo senhor. Vê-se que para esse quadro mudar, é preciso ter uma educação de qualidade, que é a nossa melhor arma.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns professor, uma ótima redação, que Deus, a cada dia aumente seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  27. Excelente texto!parabéns, ao professor que com suas palavras conseguiu destacar a educação como essencial, importante e indispensável. É destacado que " A educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo" deduz-se por meio disso que a justiça deve ser igualitária diante de valores, contextos e inúmeros fatores sem distinção de nada nem de ninguém para que a justiça seja proveitosa aos fundamentos de uma sociedade justa e condizente a todos.

    ResponderExcluir
  28. Excelente redação! Foi destacado de forma bem sucinta os problemas que infelizmente afetam diretamente tanto o sistema carcerário, quanto os fatores que levam o Brasil a ter um fraco sistema punitivo. Vê-se por meio disto, que é necessário tomar medidas que realmente, venham alterar esses fatores tais como:as condições nos cárceres e principalmente, o modo pelo qual as autoridades e juízes trataram de resolver este grande problema.
    Abraço,
    Marcus Pachêco.

    ResponderExcluir
  29. Como diz Nelson Mandela:"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
    Parabéns pela redação!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo texto. Ele aborda um tema complexo, que foi bem elaborado pelo senhor

    ResponderExcluir
  31. Excelente texto! Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns,pelo belíssimo texto onde foi relatado a justiça no sistema primitivo no nosso país,que nos trás um olhar crítico da justiça em nosso país.E agradeço por nos presentear com essa problemática bastante atual.
    ' A educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo!'
    Att: Ester Lopes de Sá

    ResponderExcluir
  33. A redação,ficou e exelente.Claro,feita pelo um mestre como o senhor.(Luan victor)

    ResponderExcluir
  34. Ótima redação professor,essa redação nos mostra que à educação e muito importante é essencial para nosso futuro está de parabéns

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo texto. Ele aborda um tema complexo, que foi bem elaborado pelo senhor

    ResponderExcluir
  36. É claro que as causas são complexas e as soluções não são fáceis, mas o fato é que o sistema penal, com sua extrema seletividade, continua punindo muito e punindo mal. E a guerra às drogas tem papel central nessa tragédia. Para muita gente e muitos governos, como lembra Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que o homem pode usar para mudar o mundo”.Parabéns ao professor Edwilson que com suas palavras usou sua sumidade para suscitar no qual a educação é de suma importância em meio ao caos.

    ResponderExcluir
  37. Play Roulette for real money at casinos.info
    Roulette tempobetadresim.com is a casino game 점심메뉴룰렛 that has become 바카라사이트추천 a 플레이 포커 popular casino game in When you deposit at casinos.info you get 비트코인갤러리 a huge welcome bonus from the Casino.

    ResponderExcluir