sexta-feira, 18 de maio de 2012

"UMA REVOLUÇÃO DE COSTUME"


“BRASIL MOSTRA A TUA CARA”.

HOMENAGEM A SEBASTIÃO CARACAS - AUTOR AINDA DESCONHECIDO

                                           
No tempo do Brasil colônia, nos conta a história, surgiram heróis que deram a vida pelas causas que abraçaram - libertação da pátria contra o julgo imperial do nosso colonizador.
A nação brasileira foi mantida sem escolas durante 300 anos, como estratégia do Império Português, para que sua população de analfabetos, não pudesse esboçar qualquer manifestação de Independência.
Dom João VI, Rei de Portugal, no ano de 1808, ao transferir sua corte para o Brasil, trouxe uma das maiores bibliotecas da Europa, com 60 mil volumes; nomeou um diretor, porém, somente ele sabia ler e escrever, ou seja, 99% da população era analfabeta. Algo gritante, pois, tudo que os detentores do poder queriam e querem é utilizar essa gama de miseráveis, como massa de manobra para realização de seus próprios interesses.  A todo momento, os políticos falam de mudanças, entretanto, depois que ganham as eleições, esquecem daqueles que os ajudaram a estar no poder.  
 Em seu artigo, Sebastião Caracas,  autor desconhecido, cita a Inconfidência Mineira, como meio de chamar a atenção dos eleitores para a mudança de costumes, pois Tiradentes morreu lutando pela independência do Brasil e nós, brasileiros, precisamos continuar essa luta, por meio de manifestações contra os detentores do poder.
No Brasil é pão e samba;  na Roma Antiga era “pão e circo”, tudo para distrair o povo da miséria e da ignorância.  Nossos representantes, não são tão diferentes dos antigos, porque para distrair o povo, usam novelas, como meio de prender a atenção dos eleitores e fechar seus olhos para a realidade. 
.

                     
Precisamos de mais educação, de professores competentes e de jovens críticos, capazes de formular ideias, criar e expor opiniões; jovens que possam lutar e dizer - "não queremos mais ser capachos de autoridades políticas corruptas".
O Brasil quer revolução na política, saúde e educação, mas para isso precisa ter revolução de  costumes. Diga não a pouca vergonha e fale sim ao desenvolvimento social e político de seu país.



Edwilson Bezerra
Graduado e pós-graduado em Letras 
E-mail: edwilson_bezerra@hotmail.com