ESCOLA________________________________________
SÃO LUÍS, __/___ DE 2019.
6º ANO NOTA:
ALUNO (A):
______________________________________
SIMULADO DE
LÍNGUA PORTUGUESA – 3º BIMESTRE
INSTRUÇÕES
1. Antes de iniciar o simulado, verifique se está faltando alguma
questão;
2. O simulado deve ser respondido de caneta azul ou preta;
3. Nas questões objetivas, as respostas devem ser marcadas com “X”
sem rasuras;
5. Não será permitida a troca de materiais entre alunos;
6. Se for evidenciada cola, o simulado será anulado.
|
Leia
o TEXTO
I e responda às questões de 1 - 5.
ESCOLA X VIOLÊNCIA
A violência é um problema social que está
presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre
todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois
escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos,
sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que
vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos
professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos
no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de
aula.
Além disso,
a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os
latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens a
perder a credibilidade quanto a uma sociedade justa e igualitária, capaz de
promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos, tornando-os
violentos, conforme esses modelos sociais.
Nas escolas,
as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de
atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando
atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz
sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa
guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se
revogar a mesma. As próprias instituições públicas se utilizam desse
conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de
engajamento dessas ações.
Vocabulário
Coercitivo
– obrigado, forçado, coagido.
latrocínio – roubo seguido de morte.
Ética - conjunto de
regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo
social ou de uma sociedade.
1. O conceito de
escola, segundo o texto, mostra que uma
Instituição de Ensino é lugar de:
a)
ações coercitivas.
b)
hierarquia.
c)
violência.
d)
formação de ética e de moral.
e)
latrocínios incontroláveis.
2.
. De acordo com o texto, as principais causas da violência – hoje - nas escolas
são:
a)
a formação da ética e da moral nas escolas.
b)
ações coercitivas representadas pelo poder e autoritarismo de professores,
coordenação e direção, hierarquia além da violência estampada nas ruas.
c) sociedade justa e
igualitária, capaz de promover o desenvolvimento e ações protetivas.
d) professores e demais
funcionários dispostos a ajudarem o educando.
e) N.D.R
3.
Segundo o texto, as relações do dia a
dia, na escola, deveriam:
a) traduzir desrespeitos, uma vez
que ninguém deve cuidar de ninguém.
b) traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à
amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos
propostos no projeto político pedagógico da instituição.
c) passar conflitos
profissionais entre professores, alunos e coordenadores.
d) criam conceitos errôneos
acerca da educação.
e) gerar falta de engajamento
entre as pessoas.
4.
O texto “Escola x violência” faz parte do gênero:
a)
Crônica
b)
Fábula
c)
Conto
d)
Reportagem
e)
Dissertação
5.
Para você, o melhor conceito de “respeito” entre professores e alunos é:
a)
o professor compreender o seu aluno e o aluno compreender as regras e
hierarquias da escola.
b)
o professor criticar o educando e vice-versa.
c)
criar empatia por ambos.
d)
ignorar tudo.
e)
fingir que não vê nada.
6.
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam grafados
corretamente com X ou CH.
a) xingar, xisto,
enxaqueca
b) mochila, flexa, mexilhão
c) cachumba, mecha, enchurrada
d) encharcado, echertado, enxotado
b) mochila, flexa, mexilhão
c) cachumba, mecha, enchurrada
d) encharcado, echertado, enxotado
e) Changô, chuchu, xifre,
mexe, enchente
7.
Todos os vocábulos estão grafados corretamente com G ou J, EXCETO em:
a) agiota, jeito,
berinjela, canjica
b) jerimum, algibeira, tigela, viagem
c) estranjeiro, gorjeito, jibóia
d) enjeitar, majestade, gíria
b) jerimum, algibeira, tigela, viagem
c) estranjeiro, gorjeito, jibóia
d) enjeitar, majestade, gíria
e) viagem, relógio, gente.
Leia
o TEXTO
II e responda à questão 08.
A
RÃ E O TOURO
Uma tarde, andava um grande touro passeando ao longo
da água. Vendo-o tão grande,
tocada de inveja, a rã começou a comer e a inchar-se com vento, e perguntava às outras rãs se era já tão
grande como o touro. Responderam elas:
Não!!! Decepcionada, a rã põe mais força
por inchar; e aborrecida por faltar muito para se igualar ao touro, inchou de
novo, mas tão rijamente, que veio a rebentar por causa da cobiça de ser grande.
Moral da história: Não cobice as coisas alheias!
8.
Na oração: “Uma tarde, andava
um grande touro passeando ao longo da água.” – o termo destacado é
morfologicamente:
a)
verbo no pretérito perfeito do modo indicativo.
b)
verbo no presente do modo indicativo.
c)
verbo no futuro do presente do modo indicativo.
d)
verbo no pretérito imperfeito do modo indicativo.
e)
verbo no pretérito mais – que – perfeito do modo indicativo.
9.
“Marcio Andrade tem estudado o
conteúdo de língua portuguesa, pois só pensa em passar de ano.” – o termo
sublinhado está:
a)
no modo subjuntivo do verbo.
b)
na forma nominal do gerúndio.
c)
no presente do modo indicativo.
d)
no modo imperativo do verbo.
e)
na forma nominal do particípio do verbo.
10.
“Entrará por trás do
estacionamento, Amanda. Faça o que eu pedi, por favor!” - O verbo sublinhado
pertence:
a)
3ª pessoa do singular.
b)
2ª pessoa do singular.
c)
1ª pessoa do singular.
d)
1ª pessoa do plural.
e)
2ª pessoa do plural.
1. D 2. B 3.
B 4. E 5. A
6. A 7.C 8. D
9. E 10. A
O
SEGREDO DO SUCESSO É ESTAR SEMPRE PREPARADO.
BOA
SORTE!
Querido professor, esta seção é para você. Criei com o objetivo de auxiliá-lo nas atividades de sala de aula.
ResponderExcluirSem mais,
Abraço do professor e amigo - Edwilson Bezerra.
Obs. Deixe o seu comentário!
Execelente!!
ResponderExcluir