quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

DICAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL



A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL -


 A interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado de estudos, eficiência na solução de exercícios e na compreensão de situações do dia a dia. Além disso, traz uma leitura mais atenta e conhecimentos prévios sobre o assunto. Porém há um elemento de fundamental importância para a interpretação – o domínio da língua portuguesa, ou seja, o seu idioma.  
Sair falando por aí que sabe gramática, mas, não sabe interpretar ou vice-versa – “não cola”.  Agora, lembre-se de que todo aluno precisa de um bom dicionário na hora de interpretar um texto, pois, ninguém, conhece o significado de todas as palavras do seu idioma. Muito difícil é interpretar um texto desconhecendo certos termos. Então não corra esse risco. Use o dicionário!
Diante de tudo isso, o mais importante é ler, querido aluno, por isso, leia! Essa prática lhe facilitará a compreensão e a interpretação.

Agora vamos às dicas de como interpretar um texto:
1. Leia todo o texto pausadamente. O primeiro contato com ele é muito importante. É nesse momento que você saberá qual o assunto tratado e qual a posição do seu autor. Leia devagar e sem interromper a leitura.
2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado. Agora que você já sabe qual é o assunto, na segunda leitura você dará início a uma fase mais detalhada. Na existência de palavras desconhecidas, anote em um rascunho ou sublinhe no próprio texto.
3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote. Consulte o dicionário e anote os sinônimos ou a explicação do seu sentido. Releia o texto substituindo as palavras desconhecidas por aquelas que você já conhece. Isso não só o ajudará a entendê-lo em específico, como também aumentará o seu vocabulário.
4. Separe os parágrafos do texto e releia um a um fazendo o seu resumo. Separe o texto em parágrafos. À medida que começar a lê-lo, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu. A partir daí você estará exercitando a sua capacidade em compreender a leitura. Resuma aquilo que leu. Agregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.
5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda.  Ler pode ser uma atitude passiva, mas quando você experimenta usar o texto fazendo perguntas sobre ele, absorve melhor o teor das suas palavras e os seus significados. Nesse momento, você poderá perceber que, afinal, ainda havia muita coisa para entender.
6. Questione a forma usada para escrever. Questione o motivo pelo qual o autor usou determinada forma para se expressar. Qual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo? E a palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?
7. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor. Assinale as ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu. No final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.
Seguindo essas dicas, você será capaz de  realizar uma boa interpretação.


Edwilson Bezerra – professor de língua portuguesa e técnicas de redação - com Licenciatura Plena em Letras/Português e Pós-graduado em Língua Portuguesa/Literatura